quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AS TRÊS PENEIRAS - SÓCRATES

As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

11 comentários:

Patricia Galis disse...

Esse é um dos textos que mais gosto de ler, sempre que alguém vem querer contar digamos uma fofoca eu lembro disto, é verdade se vai edificar, vai ser útil ok se não preciso saber para que???

Excelente post!!

Unknown disse...

Um texto edificador com certeza!

Anônimo disse...

O vídeo revela um tema interessante e realista, passa ética de bondade para as pessoas maliciosas que só querem fazer fofocas para causar intrigas e desentendimentos. Por isso não faça fofocas.

Anônimo disse...

O vídeo revela um tema interessante e realista, passa ética de bondade para as pessoas maliciosas que só querem fazer fofocas para causar intrigas e desentendimentos. Por isso não faça fofocas.

Anônimo disse...

Pró o comentário anterior é meu de Roberto 8 ano b

Anônimo disse...

eu achei muito iteressante ele fala sobre as tres peneiras a da verdade a da bondade a da utilidade e fala que devemos analisar as coisas antes de falar. mariana.

Anônimo disse...

eu achei o texto muito interessante e tambem muito bom eu adorei ele fala de muitas coisas a verdade a bondade a utilidade e outras coisas a mais e tambem fala de outras pessoas e tambem que nos devemos analisar as coisas antes de falar . francielle

Anônimo disse...

e um bom texto por que diz que nos devemos analisar as coisas antes de falar. mariana;8

Anônimo disse...

muito emteresante principal mente ese trexo (- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil) ass: jardel lucas

Anônimo disse...

muito bom e emteresante

Anônimo disse...

ótimo texto, fale sobre verdade ,bondade e utilidade
Roseli maria dos santo.